13/10
Dicas Para Uma Boa Viagem de Carro.

Viajar, não importa como, é sempre uma delícia, né? Mesmo assim, sempre tem aquele viajante mais aventureiro que gosta de aproveitar cada pedacinho do passeio: não só o destino, mas também a jornada! Se você é um destes, e adora uma viagem de carro super divertida e tranquila, estas dicas são para você! Então rola a tela e dá uma olhada nos nossos truques para ter uma viagem de carro mais confortável e tranquila, e aproveite ao máximo a sua próxima jornada!

 

 

  1. Se planeje

 

            A gente sabe que a adrenalina fica a mil na hora de viajar, e qualquer bom viajante mal pode esperar pelo momento de entrar no carro e iniciar a aventura. Contudo, uma dica essencial é ir com calma. Tire um tempo antes da viagem para se planejar direitinho, pensar em detalhes com os quais você não vai querer se preocupar durante a viagem, e assim diminuir a ocorrência de imprevistos. Dê uma olhada no Google Maps e cheque o caminho, traçando a melhor rota para a sua viagem, além de em que locais você vai encontrar postos de gasolina e pedágios, para planejar o valor que será gasto na estrada e organizar as paradas da viagem. Caso você vá viajar com seu próprio carro, vale fazer uma revisão antes de partir, para evitar eventuais problemas que possam surgir durante o passeio.

 

  1. Documentos

 

            Essa é uma parte crucial da sua viagem, que ao ser pulada pode acabar com a alegria do passeio! Cheque e guarde bem sua carteira de habilitação (lembre de olhar se ela está na validade antes de partir!) e os documentos do seu carro, que podem ser requisitados durante a rota. Caso sua viagem atravesse fronteiras, pesquise com antecedência os documentos necessários para passar por lá, garanta sua habilitação internacional e dê uma estudada nas leis locais (países diferentes podem multar motoristas por motivos diferentes, e é essencial adequar-se às normas do lugar). Além disso, não esqueça de pensar na moeda! Não adianta nada levar dinheiro em reais consigo se sua viagem atravessa um país com moeda diferente!

            PS: Dinheiro também é uma dica valiosa: evite confiar demais nos cartões de débito e de crédito. Para não ficar refém das maquininhas pela estrada, leve consigo algum dinheiro físico!

 

  1. Alimentação

 

            Viagens de carro podem ser grandes, e você precisará de uma boa quantidade de energia para passar pela aventura tranquilamente. Parte disso vem da sua alimentação: não deixe de se alimentar de maneira saudável simplesmente por estar na estrada. Apesar de ser complicado, uma vez que as lanchonetes de fast-food costumam ser bastante presentes em rotas do tipo, sempre existem alternativas. Leve uma bolsinha térmica com lanches, suco e água, principalmente se vai viajar com crianças, que tendem a sentir fome frequentemente durante passeios de carro. Frutas são uma boa pedida, já que não deixam farelos e não irão sujar o carro, comprometendo o conforto dos passageiros (mas evite tangerinas! Por terem um cheiro muito forte, elas podem dominar o carro e atrapalhar a viagem!).

 

 

  1. Saúde

 

            Pegar a estrada, apesar de maravilhoso, é cansativo, principalmente para o motorista. Por isso, tome cuidados consigo, dormindo bem na noite anterior à viagem (até porque dirigir com sono é um perigo imenso a todos que estão no carro!), leve uma bolsinha de primeiros socorros (não esqueça de levar um analgésico, para aliviar possíveis dores de cabeça e, se possível, leve também alguns produtos de higiene, para remediar possíveis incômodos) e faça pausas! Mesmo tendo uma noite tranquila de sono, não deixe de descansar de tempos em tempos. Quando encontrar uma lanchonete, por exemplo, aproveite para ir ao banheiro, beber uma água fresca, alongar-se e até mesmo passar alguns minutos olhando a vista. Assim você não só renovará suas energias, mas também aproveitará bem mais o passeio!

 

  1. Música

 

            A música é, de longe, um dos maiores aliados de um motorista. Uma playlist animada dá outra cara para a viagem, faz com que o tempo passe mais rápido e diverte todos dentro do automóvel por horas! Mas cuidado: tente preparar uma lista com músicas que sejam do agrado de todos os viajantes, porque assim como a música tem o poder de animar uma atmosfera, ela também pode estragá-la! Tente balancear os estilos e gostos de todos no carro, para que seja uma experiência proveitosa para todos!

 

  1. Carro

 

            O carro é, indiscutivelmente, a parte mais importante da viagem, e pode causar muito estresse. Por isso, dê atenção a ele antes de partir: tente manter o tanque de combustível sempre cheio (em uma estrada desconhecida nunca se sabe quando será possível abastecer), para evitar parar o meio da estrada. Essas paradas podem não só aborrecer os viajantes, como também trazer consigo algumas multas e pontos na carteira! Além disso, pense no modelo do carro que você levará consigo: um carro pequeno não acomodará quatro, cinco pessoas da melhor maneira. Sendo assim, se o seu carro for desproporcional à quantidade de passageiros, ou de um modelo inadequado para viagens na estrada, cogite alugar um automóvel mais apto para a missão.

 

  1. Pausas

 

            No caso de viagens muito longas, não é recomendado permanecer dia e noite na estrada, ou mesmo dormir no carro. Se possível, tente fazer uma parada em uma pousada ou hotel para passar a noite e tomar um café da manhã reforçado! Confortos como os oferecidos em nosso hotel renovarão suas energias e ajudarão a tornar sua viagem ainda mais especial! Nós, do Fiesta Bahia Hotel, estaremos sempre de braços abertos e muito felizes por poder fazer parte desta experiência inesquecível! Caso não haja nenhum estabelecimento por perto, é uma excelente oportunidade para encontrar um local seguro e acampar a céu aberto!

 

 

  1. Crianças

 

            Se viagens de carro podem ser cansativas para adultos, para crianças o impacto é dez vezes maior. É uma excelente ideia ajudar os pequenos durante o passeio, levando brinquedos para entretê-los, fornecendo uma cadeirinha confortável para que eles durmam se preciso, e até mesmo incluí-los na playlist que discutimos acima! Duas ou três músicas do desenho animado favorito deles não irão estragar a sua viagem, mas podem fazer uma diferença gigantesca na experiência deles! Outra dica importante é prestar atenção aos sinais que eles possam transmitir. Se forem muito novinhos, provavelmente não saberão explicar ou comunicar caso estejam enjoados, e é tarefa dos responsáveis prestar atenção a estes detalhes e ajudá-los durante a jornada.

 

  1. Evite confiar 100% no GPS

 

            Todo viajante sabe que um GPS salva vidas, não é mesmo? Mas, na medida do possível, tente não se tornar um refém dele. Estude a rota e tenha pelo menos uma noção mínima para onde ir. Esse tipo de conhecimento pode te salvar em locais onde o sinal seja fraco e o GPS não encontre conexão, ou mesmo em situações nas quais apareçam estradas recentemente modificadas que ainda não foram atualizadas na rede on-line. Nestes casos, uma boa ideia é pedir orientação a um morador ou profissional local! Não vale a pena colocar seu orgulho acima da praticidade da sua viagem (ou mesmo da segurança!).

 

  1. Aproveite

 

            Por último, encare sua viagem como o que ela é: uma oportunidade única de aprendizado, fonte de alegrias e criadora de memórias que durarão por uma vida inteira. Ao entrar no carro, vá de mente aberta, libertando-se de luxinhos corriqueiros do dia a dia. O melhor tipo de viajante é aquele que topa tudo (no limite da segurança, é claro), e aproveita cada segundo do passeio! Viagens como esta não acontecem sempre, por isso aproveite a experiência e renove suas energias durante o roteiro, para voltar para casa repleto de alegrias e sem arrependimentos!

 

Estas são algumas dicas para tornar a sua viagem mais tranquila e proveitosa, mas é sempre bom lembrar que nada ensina melhor do que a experiência. Por isso, saiba usar as situações (boas ou ruins) que acontecerem durante sua viagem como aprendizado, para adaptar seu estilo na próxima e criar suas próprias dicas de passeio! Nós do Fiesta Bahia Hotel esperamos que sua viagem seja incrível, e o mais agradável possível!