31/08
Documentos Necessários Para Viajar com Crianças

Viajar é sempre maravilhoso, mas quando estamos acompanhados de nossos pequenos tudo fica mil vezes melhor! Contudo, para que essas experiências possam continuar acontecendo, são necessários alguns cuidados, e um deles são os documentos que precisamos levar conosco. Para te ajudar nesse momento tão alegre, preparamos uma lista com todos os que você pode precisar durante o passeio, independentemente da sua relação com a criança ou para onde é a viagem! Então é só rolar a tela e levar a melhor companhia do mundo com você em segurança!

Se a criança for sua (seja você pai, mãe ou ambos), leve sempre consigo as carteiras de identidade (a sua e a da criança), passaportes (válidos) ou a certidão de nascimento original, para que o parentesco possa ser comprovado. No caso de viagens internacionais, apenas o passaporte não é suficiente: é essencial levar as carteiras de identidade, uma vez que o novo passaporte brasileiro não tem informações de paternidade. Caso você seja uma mãe ou pai divorciado/a, é necessário levar também uma autorização por escrito do outro responsável para realizar a viagem.

 

Caso você tenha algum outro grau de parentesco com a criança ou adolescente (avós, bisavós, irmãos, tios, etc) é necessário portar um documento original com foto que comprove tal parentesco, bem como uma autorização escrita de ambos os pais responsáveis pelo de menor, mesmo que os pais compareçam ao check-in.

 

Se a criança viajará sozinha, sem responsáveis, também é necessária a autorização por escrito assinada pelo pai e pela mãe, com firma reconhecida em cartório. Mas como conseguir essa autorização? O primeiro passo é preencher o formulário padrão do portal do CNJ que pode ser conseguido on-line (www.cnj.jus.br), ou da Polícia Federal. Após baixar o arquivo em pdf, imprima-o em duas vias, preencha-o e leve-o a um cartório para que a firma seja reconhecida. Vale ressaltar que, se mais de uma criança filha dos mesmos pais for viajar, é necessária uma autorização para cada irmão.

 

Por último, tenha em mente que estas documentações não são necessárias apenas para viagem de avião: muitos hotéis, assim como o Fiesta, somente hospedam crianças se os responsáveis estiverem portando essa documentação, conforme legislação. Por isso, mesmo que a viagem seja de carro, é sempre bom levar tudo consigo! Seguindo essas simples exigências, é garantida uma viagem tranquila sem maiores complicações, para que você e sua criança possam aproveitar ao máximo a experiência!