06/03

Depois de escutar tantas vezes os versos sobre o “calor no coração” que Salvador provoca, todo turista que visita a capital espera encontrar as lindas praias que enfeitam a “cidade de luz e prazer” sob os raios do sol. Porém, nem sempre São Pedro colabora. Salvador conta com um clima variado, principalmente entre abril e julho, o que pode fazer com que a sua viagem seja visitada pela chuva. Mas ela não precisa estragar o passeio: existem diversos programas maravilhosos que podem ser feitos mesmo com o tempo fechado, e preparamos uma lista com os principais. É só rolar a tela e conferir!

Mercado Modelo -

O primeiro passeio da nossa lista fica lá na praça Cairu, no bairro do Comércio. É um mercado de artesanato que conta com dois andares que abrigam 263 lojas e restaurantes. Alguns deles, como o restaurante baiano Maria de São Pedro, que marca presença no estabelecimento há oitenta anos, fazem parte da história da cultura da Bahia. O local fica aberto à visitação das 09:00 às 18:00, exceto aos domingos, quando só é possível visitá-lo das 09:00 às 14:00.

 

Museu da Gastronomia Baiana -

 

Para aqueles que se apaixonaram pela culinária típica do estado, uma boa pedida é a visita ao Museu da Gastronomia Baiana, que conta um pouco da história das comidas locais, do recôncavo ao sertão. Além disso, conta com um restaurante-museu-escola, onde se pode experimentar os sabores da Bahia, e com a Loja Doces e Livros, um espaço para comprar títulos voltados ao tema da gastronomia, tomar um café e adquirir souvenirs do museu. O museu está fechado aos domingos, mas abre suas portas nos demais dias das 09:00 às 17:00.

Endereço: Largo do Pelourinho, 13/19 - Pelourinho

Telefone: (71) 3324-8118

Site: https://www.ba.senac.br/museu/

 

Casa do Carnaval da Bahia -

Ainda no Pelourinho, vale a pena visitar a Casa do Carnaval, localizada na praça Ramos de Queirós. O passeio é feito individualmente, com a utilização de fones de ouvido, e apresenta maquetes, roupas, instrumentos, fotos e documentos da festa. No museu existem também dois cinemas, onde os visitantes aprendem a história do carnaval caracterizados, e um terraço com vista para a Baía de Todos os Santos, onde são realizados diversos shows acústicos. O estabelecimento não está aberto à visitação aos domingos, mas abre em todos os outros dias das 11:00 às 18:00.

Telefone: (71) 3324-6760

 

Fundação Casa de Jorge Amado -

A Casa de Jorge Amado é possivelmente o museu mais famoso do Pelourinho, que conta a história do renomado escritor através de documentos, fotografias tiradas por Zélia Gattai (sua esposa), livros, objetos e prêmios. A exposição abre de segunda a sexta das 10:00 às 18:00, e aos sábados das 10:00 às 16:00, porém estará fechada de 28 de fevereiro a 06 de março, devido à ocorrência de festejos na região.

Endereço: Largo do Pelourinho, 15

Telefone: (71) 3321-0070

Site: www.jorgeamado.org.br

 

Casa do Rio Vermelho -

Os leitores das obras de Jorge Amado podem ainda visitar a Casa do Rio Vermelho, onde viveram o escritor e sua esposa por muitos anos. Hoje em dia o local é um museu que conta com vídeos, fotografias, móveis e utensílios dos dois, disponíveis para visitação. No estabelecimento há também uma loja de souvenirs, um café e um jardim, no qual estão depositadas as cinzas dos dois escritores. Está fechado às segundas-feiras, e aberto nos demais dias das 10:00 às 17:00. E aqui vai uma dica: se a visita for realizada em uma quarta-feira, não é necessário pagar pelo ingresso!

Endereço: R. Alagoinhas, 33 - Rio Vermelho

Telefone: (71) 3333-1919

Site: casadoriovermelho.com.br

 

Memorial Casa Di Vina -

Além da visita à casa de Jorge Amado, Salvador também conta com a Casa Di Vina, que foi por muitos anos a moradia do poeta brasileiro Vinícius de Moraes e sua esposa Gessy Gesse. Atualmente o local é um museu repleto de objetos, documentos e fotos que retratam a história do casal. Dentro do estabelecimento há também um restaurante baiano e mediterrâneo, que conta com receitas da própria Gessy, e um parquinho infantil para que a criançada não deixe de se divertir. Na casa são realizados pequenos eventos culturais na forma de saraus intimistas, que caracterizam o projeto musical Noite Di Vina e contam com a presença de diversos artistas locais. O espaço é aberto à visitação de segunda a sábado das 12:00 às 23:00 , e aos domingos das 12:00 às 22:00. Vale a pena a visita!

Endereço: R. Flamengo, 44 - Itapuã

Telefone: (71) 3014-8730

Site: casadivinabahia.com.br

 

Galeria RV -

Também localizada no Rio Vermelho está a Galeria RV, uma exposição de desenhos, colagens, pinturas e processos de impressão de artistas emergentes que conta com workshops, visitas guiadas e sessões de autógrafos. O local funciona de segunda a sexta das 10:00 às 18:00, e aos sábados das 10:00 às 14:00, e possui também uma livraria especializada em quadrinhos de diversos tipos e nacionalidades, que acrescenta muito ao passeio!

Endereço: Av. Cardeal da Silva, 158 - Rio Vermelho

Site: rvculturaearte.com

 

Museu Náutico da Bahia -

O último museu da nossa lista é o Museu Náutico da Bahia, que está localizado no Farol da Barra e aborda a hidrografia brasileira, as navegações, os naufrágios e a sinalização náutica através de peças, maquetes e cartas náuticas antigas. Não é possível fazer a visita às segundas-feiras, mas o local abre para visitação de quinta a sábado, das 09:00 às 21:00, e nos demais dias das 09:00 às 18:00.

Endereço:  Forte de Santo Antônio da Barra - Largo do Farol da Barra

Telefone: (71) 3264-3296

 

Pra Começar, Music Bar -

Com ou sem chuva, Salvador tem uma vida noturna bem agitada, que pode ser aproveitada em diversas baladas espalhadas pela cidade. Uma delas é o bar climatizado “Pra Começar, Music Bar”, que proporciona noites de sertanejo, samba, pop e axé, e conta com um menu variado e drinques diversos. A festa não acontece às segundas, terças e quartas, mas funciona agitadamente às quintas e sextas, das 21:00 às 04:00, aos sábados, das 15:00 às 04:00, e aos domingos, das 20:00 às 02:00. É um excelente passeio para aqueles em busca de diversão (e alguns drinks!).

Endereço: Av. Manoel Dias da Silva, 1345 - Pituba

Telefone: (71) 3345-6450

 

Borracharia -

Outra excelente festa de Salvador fica em uma borracharia, comum durante o dia, mas super agitada à noite. Isso se deve ao fato de que, quando o sol se põe, a borracharia se torna uma balada, decorada com vinis e pneus de bike pendurados no teto. Para aproveitar uma noite chuvosa na cidade, basta ir até lá!

Endereço: Conselheiro Pedro Luís, 101A - Rio Vermelho

 

Big Jump -

Viagens em família são muito mais divertidas se contarem também com programações que envolvam as crianças, e Salvador tem um passeio perfeito para famílias em dias de chuva: o Big Jump! O local abre às 10:00, e funciona até as 21:00, exceto às sextas e sábados, quando encerra suas atividades às 22:00. A ideia de criar o espaço veio da família McFly, que queria criar uma alternativa divertida para que as crianças não passassem seus dias de chuva em frente às telas eletrônicas. Para isso, eles montaram um enorme parque de trampolins, onde a diversão é garantida independentemente da previsão do tempo!

Endereço: Av. Orlando Gomes, 1296 - Piatã

Telefone: (71) 3368-1842

Site: www.bigjump.fun

 

Teatro Castro Alves -

O último passeio da nossa lista é totalmente cultural, e pode ser realizado por qualquer grupo: famílias, casais, amigos ou também viajantes sem um grupo. Isso porque no Teatro Castro Alves existem shows para todas as idades e de todos os gostos. É só dar uma olhada na programação, disponível no site www.tca.ba.gov.br, encontrar um espetáculo de seu interesse e aproveitar a experiência!

Endereço: Praça Dois de Julho - Campo Grande

Telefone: (71) 3535-0600