13/09

Os quentes sabores da Bahia

Os quentes sabores da Bahia

 Quem vem à Bahia encontra nesta terra maravilhosa o calor necessário para aquecer – não só o coração – mas também a boca!

Aqui tem calor de verão o ano inteiro, calor humano em cada canto e, principalmente aquele calor da pimenta! A ardente iguaria e o azeite de dendê são ingredientes marcantes da famosa culinária baiana, que além de um sabor inconfundível, revela a riqueza cultural através de suas origens africana, indígena e europeia.

É quase impossível estar na Bahia e não saborear seus pratos típicos. Nossa gastronomia é parte importante do turismo do estado; já é o quinto motivo que mais traz viajantes, segundo a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Salvador. 

Entre as especialidades da nossa culinária, a colorida, borbulhante e saborosa moqueca! O prato explora os temperos indispensáveis nas cozinhas baianas com o frescor dos peixes e frutos do mar do nosso litoral. E que litoral! São mais de 1.000 quilômetros de faixa litorânea e se você já admirava nossas praias pelas belezas, agora já sabe o motivo de tantos pratos gostosos! Voltando à moqueca, seja ela de peixe, camarão ou mista, não deixe de experimentar o pirão. O acompanhamento feito com farinha de mandioca e com o caldo do preparo da moqueca, é de – desculpe a gafe – lamber os dedos! Arroz e farofa de dendê também não podem faltar!

Outra delícia que a cara da Bahia é o acarajé. Trazido pelos africanos no período da escravidão, o bolinho de feijão fradinho moído temperado com cebola e sal e frito no azeite de dendê é um dos pratos mais importantes da nossa gastronomia! E ele vem recheado, tradicionalmente, com outras iguarias baianas: vatapá, caruru, camarão seco, salada de tomate e, é claro, a pimenta! Aviso aos navegantes de primeira viagem, é sempre bom experimentar a danada da pimenta aos poucos, pois ela é bem forte. Ainda falando do acarajé, o ofício da Baiana de acarajé foi reconhecido como patrimônio nacional pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), merecido, não?

São muitos os pratos típicos do nosso estado, mas não poderíamos deixar de citar a famosa tapioca baiana. De raízes indígenas, ela é bem conhecida em todo o país, mas aqui na Bahia os recheios são os diferenciais! Tem tapioca de carne seca com banana, catado de siri e caranguejo, coco fresco... e por aí vai! Vale dizer que logo no café da manhã, aqui no Fiesta Bahia Hotel você tem a oportunidade de saborear nossa deliciosa tapioca.

Por falar na cozinha do Fiesta... hummmm... o Restaurante El Tenedor tem um menu maravilhoso! Dos pratos típicos e mais sofisticados aos executivos. E já que demos esta dica preciosa, tem outros lugares incríveis para saborear as delícias típicas da Bahia. Separamos alguns restaurantes:

• Odoyá

• Restaurante Casa de Tereza 

• Amado

• Salvador Dalí

• Yemanjá

• Ki-Mukeka

• Lafayette

• Egeu

• Mistura

 

Gostou? Embarque nesta viagem fantástica que é a gastronomia baiana!