29/06

Se tem um lugar feito de cores, sabores, cultura, temperos, belezas, festas e paisagens inigualáveis, esse lugar é a Bahia. Com música, culinária, monumentos, cenários paradisíacos e atividades únicas, o estado é, sem dúvida, um dos melhores destinos para uma viagem de férias sozinho, a dois, com amigos ou em família. Mas por que vale tanto a pena visitar a Bahia? É o que vamos te contar.

 

Antes de qualquer outra coisa, sem dúvidas você começará a planejar sua viagem só de olhar imagens de algumas das belezas naturais do lugar. Com as melhores praias do Brasil (são mais de 900km de praias, sendo que 75 deles estão localizados em Salvador!), que vão das mais tranquilas às mais agitadas, a Bahia é o paraíso dos banhistas, fotógrafos e aventureiros. Nelas você poderá desfrutar desde vistas únicas (que podem incluir a presença de animais marinhos belíssimos, como as baleias jubarte de Abrolhos) até shows com pé na areia, a depender de sua preferência. Além disso, o lugar é cheio de lindas quedas d’água (dando o devido destaque para as da Chapada Diamantina), que unidas a trilhas, morros, riachos e árvores que parecem ter saído de um conto de fadas, transformam locais como o Morro de São Paulo, Boipeba e Itacaré em verdadeiros paraísos.

 

Para aqueles que procuram um nível de diversão ainda maior, vale ressaltar que a Bahia contém um riquíssimo ecoturismo, onde amantes de aventuras, esportes e adrenalina encontram seu deleite. Lá você poderá participar de inúmeras e inesquecíveis atividades, como as trilhas da mata atlântica, a prática de rapel nas cachoeiras, mergulhos únicos nas praias locais e até mesmo visitas a grutas (como a da Lapa Doce, na Chapada) e cavernas. Uma dica para aqueles que se hospedarem em Salvador é aproveitar um delicioso passeio de escuna pela Baía de Todos os Santos até a Ilha dos Frades, onde stand up e snorkeling inigualáveis estão à espera dos turistas.

 

Falar da Bahia é falar da riquíssima cultura baiana, que não poderia faltar aqui. É de se imaginar que o estado que recebeu influências de povos europeus, indígenas e africanos tenha muita história pra contar, não é mesmo? E nisso a Bahia não deixa a desejar. O lugar esbanja arte, na forma de música (a Bahia é um dos estados que mais contribuiu com cantores marcantes na história da MPB (música popular brasileira), a exemplo de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Ivete Sangalo e muitos outros), danças (como a famosa capoeira), festividades populares (não é novidade que o melhor carnaval do mundo é o de Salvador!) e religiosas (de diversas religiões, como a festa de Iemanjá do candomblé e a festa do Bonfim, dos católicos), rico folclore local, construções seculares (a exemplo do Pelourinho) e até mesmo na escrita, que pode ser vista nos museus de Jorge Amado, Vinícius de Moraes e muitos outros.

 

Uma parte essencial da cultura baiana é, sem dúvidas, a gastronomia. Com um tempero inconfundível e uma tradição maravilhosa, a Bahia oferece sabores que não são encontrados em nenhum outro lugar do mundo, na forma dos famosos abarás, acarajés, carurus, vatapás, moquecas, cocadas, caipirinhas e muito mais. Com forte influência da culinária africana, é mais que certo dizer que a Bahia é uma linda festa de cores e sabores.

 

Por último, não podíamos deixar de falar do que torna a Bahia, a Bahia: o povo baiano. Alegre, receptivo, intimista, simpático e festeiro, o baiano recebe os que visitam sua terra com um sorriso de orelha a orelha, celebrando a vida como em nenhum outro lugar do mundo. Ah! E como todo bom baiano, nós do Hotel Fiesta mal podemos esperar para recebê-lo em nossos alojamentos durante sua visita a Salvador! Não tenha dúvidas de que as belezas da Bahia começarão nos abraços e risadas daqueles que os dão as boas vindas ao Estado. 

 

Por estes e tantos outros motivos a Bahia é um lugar tão especial, e estará sempre de braços abertos para a sua visita a toda a riquíssima história do estado. Até porque, segundo o baiano Saulo Fernandes, a alegria e a magia dela deixam saudades em quem passa por lá.