Uma delícia chamada Moqueca Baiana!

Visitar a Bahia é conhecer suas paisagens, seus ritmos e danças, história, e, com certeza, sua gastronomia! Dona de sabores marcantes, Salvador atrai pessoas de todo o mundo para experimentar ou repetir a experiência maravilhosa que é explorar a culinária baiana.
Um dos destaques, sem dúvidas, é a moqueca de peixe ou de camarão. Famosa pela mistura intensa dos frutos do mar com o azeite de dendê, leite de coco, coentro e pimentas, a moqueca baiana tem lugar cativo no coração, ou melhor, no estômago, dos turistas!
Mas você tem ideia de como surgiu esse prato que é a cara da Bahia? Exatamente como o povo brasileiro: uma mistura de indígenas, portugueses e africanos!
Dos indígenas, veio a influência do consumo do peixe assado embrulhado em folhas. Segundo o site FoodandRoad, a palavra pokeka vem da língua tupi em uma alusão à palavra “enrolado”. Além disso, os fornos primitivos utilizados pelos indígenas para esse preparo eram chamados de “ moquém ”.
As técnicas de cozimento indígena e a disponibilidade de peixes tropicais fundiram-se à tradição portuguesa dos “cozidos”. Com o passar do tempo, o peixe foi incorporado no preparo desses pratos, formando a base da atual moqueca.
Mais tarde os africanos trouxeram os ingredientes que caracterizam a moqueca baiana: o azeite de dendê, o leite de coco e a pimenta malagueta. Uma explosão de sabor!
Encontrar boas moquecas em Salvador é tarefa fácil. Há restaurantes especializados, como o Ki-Mukeka, o Yemanjá, o Donana, Casa de Tereza, Paraíso Tropical, entre outros. Mas é importante dizer que o El Tenedor, restaurante do Fiesta Bahia Hotel também prepara uma moqueca maravilhosa! Vale a pena experimentar!
Visite Salvador! Hospede-se conosco e presenteie seu paladar com a culinária baiana!
Reservas:


